Durante a caminhada uma grande quantidade de peso é colocado sobre os calcanhares. Os pés podem aguentar essa grande carga, porém, ao pisar em uma superfície dura ou não utilizando o calçado adequado durante a atividade física, você pode desenvolver uma inflamação no calcanhar. As pessoas tendem a ignorar os primeiros sintomas de que algo está errado, como a dor, levando a quadros crônicos e de difícil tratamento.
E O QUE FAZER?
Sempre procurar atendimento médico, principalmente no caso de dor mais intensa. O ideal é suspender a atividade física que está causando o sintoma. O médico irá realizar o exame físico e solicitar exames complementares se necessário.
E QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS?
– Pós traumático: ao pisar em uma pedra, por exemplo, pode ocorrer uma lesão do coxim gorduroso do calcâneo, causando edema e dor na parte posterior da planta do pé
– Fascite plantar: o salto ou a corrida podem inflamar a fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcâneo à base dos dedos do pé. Porém, a simples falta de alongamento da musculatura da panturrilha e da fáscia já pode causar a doença. A dor é localizada na parte inferior e medial do calcanhar e é mais intensa ao pisar no chão ao acordar e atividades de impacto.
– Esporão: quando uma fascite plantar não é tratada adequadamente, forma-se um “bico de osso” na inserção no calcâneo, por simples tração da fáscia encurtada, e essa proeminência é chamada popularmente de “esporão”. Essa mesma formação óssea ocorre na parte posterior do calcanhar por tração do tendão calcâneo (Aquiles).
– Deformidade Haglund: algumas pessoas possuem a borda póstero-superior do calcâneo mais retangular (Haglund), podendo levar tendinite do Aquiles.
E QUAL O TRATAMENTO?
– Pós traumático: repouso, utilizar um par de muletas para andar, tocando o pé machucado no chão conforme tolerado. Fazer compressa com gelo no local por 15 min a cada 2 horas e deixar o pé elevado. Não realizar atividade física com muito impacto no calcanhar. A dor melhora com o o tempo.
– Fascite plantar / Esporão / Deformidade Haglund: coloquei todas essas doenças juntas pois o tratamento é o mesmo…ALONGAMENTO!! Sim, o alongamento da musculatura da panturrilha é o tratamento mais efetivo e deve ser feito inicialmente 2 vezes ao dia até melhora da dor. Após, deve ser mantido por pelo menos 1 vez ao dia e para SEMPRE. A falta de alongamento pode levar ao mesmo quadro novamente. Um par de calcanheiras de silicone pode ser usado para elevar o calcanhar, aliviando a dor por tirar a tensão da fáscia e do tendão. No início do tratamento medicações como antinflamatório ou analgésico podem ajudar.
O tratamento não é complexo, porém sempre tem que ter em mente que o alongamento é o mais efetivo. A tendinite do Aquiles associada ao calcâneo Haglund é mais difícil de tratar, porém geralmente melhora com o tratamento conservador. Em casos refratários, pode ser necessário uma cirurgia para ressecar a proeminência óssea do calcâneo